Testamos: Pulse Abarth é SUV esportivo de verdade? Descubra!
Imagine você ter cerca de R$ 150 mil e querer um SUV esportivo para chamar de seu. Chega a ser quase impossível com os preços praticados no mercado automotivo atualmente.
No entanto, tem um modelo que pode ser a solução ideal.
Pulse Abarth é SUV esportivo ou foi só maquiado?
Porém, a Abarth, divisão esportiva da Fiat, voltou ao mercado em novembro de 2022 através do Pulse, o primeiro SUV da marca italiana no Brasil.
Só para você entender melhor, os aprimoramentos feitos no SUV compacto vão muito além de mudanças no design para dar um ar de esportividade ao carro.
Nesse caso, o veículo foi realmente modificado e se torna uma opção muito interessante para quem deseja um carro acessível e esportivo.
E por sinal, vale ressaltar que durante o período de teste do carro conferimos de perto o quão esperto ele é, e como a condução é nada menos que divertida!
Aos que curtem um toque de adrenalina a mais, é quase um pecado usar o carro em vias congestionadas ou com muito vai e para, cenário quase que total da capital paulista.
Por isso, para conferir de perto o que o Pulse Abarth é capaz de entregar colocamos o modelo onde ele realmente brilha, na estrada, local que sentimos com mais precisão seu motor recalibrado.
Depois de toda essa experiência listamos 4 motivos que provam verdadeiramente que o Pulse Abarth é sim um SUV esportivo que vale a compra.
4 motivos que provam que o Pulse Abarth é muito mais que um SUV compacto, ele é esportivo de verdade
Um autêntico Abarth, com design esportivo, performance envenenada e direção provocante, o Pulse é equipado com o já conhecido motor Turbo 270, sendo o mais rápido do Brasil na sua categoria.
1 – Design chama atenção por onde passa
Em seu visual, o Pulse ganhou uma dose extra de esportividade. Ainda mais robusto, o modelo agrega detalhes em vermelho, cor característica da marca.
A começar por uma faixa lateral, com uma assinatura que traz velocidade e dinamismo.
O retrovisor e uma linha no para-choque dianteiro também seguem a mesma estética e cor.
Os badges Abarth não poderiam faltar e estão presentes tanto na lateral quanto na dianteira.
Traz ainda rodas de 17” Racing exclusivas com alívios de massa, maior largura e center cap único.
Na parte frontal do SUV há ainda linhas que evidenciam a musculatura do modelo, como o aplique superior com design de fibra de carbono e a grade flutuante com abertura de ar dedicada para maior eficiência.
Também traz elementos para melhorar a aerodinâmica, como o air curtain e o para-choque frontal mais baixo e largo.
Já na parte de trás, traz exclusividade na antena shark super esportiva, a assinatura Abarth e um para-choque traseiro que reforça o DNA Abarth Racing com escapamento com ponteira dupla cromada de 3 polegadas e ronco característico da marca.
Interior também recebeu melhoramentos
A exclusividade de seu DNA envenenado também está marcada no interior escurecido.
O símbolo do escorpião está presente em 13 pontos, como no encosto dos assentos, centro do volante, badge do painel, em uma etiqueta no câmbio e até na tampa do motor.
Os bancos exclusivos em couro ecológico preto, o apoio de braço e o volante trazem costuras no tom, assim como a coifa do câmbio.
Evidenciando o acabamento único do SUV há também uma faixa vermelha presente no painel e a letra “E” do nome Pulse no badge traseiro também vem nesse tom.
Para completar, o console central possui aproveitamento máximo dos espaços, com diversos porta-objetos. Já o cluster digital é personalizável e traz a mesma estética esportiva Abarth.
2 – Performance emocionante
Acelerando como um autêntico Abarth, o Pulse Abarth possui câmbio automático de até seis marchas e é equipado com o motor Turbo 270 com potência de 185 cv e torque de 27,5 kgfm de torque.
Até aí nada de novo, essa configuração já é uma velha amiga dos carros da Stellantis, conglomerado automotivo que reúne marcas como Fiat, Jeep, Peugeot e outras.
Porém, o conjunto motriz recebeu nova calibração para a máxima performance, sendo simplesmente o SUV compacto mais rápido do Brasil.
E não é pra menos, já que é capaz de chegar a 100 km/h em 7,6 segundos e sua velocidade máxima é de 215 km/h (etanol). Sua relação peso-potência é 6,9 kg/cv.
Além disso, desenvolvido na plataforma MLA, o Pulse Abarth traz modificações específicas, como nova calibração do câmbio, que deixam as trocas mais rápidas e esportivas.
As suspensões trazem mais estabilidade e dirigibilidade com molas e amortecedores até 13% mais firmes.
A suspensão dianteira ganhou nova geometria e barra estabilizadora de maior diâmetro disponível para maior estabilidade.
Já a traseira tem eixo com maior rigidez à torção (+15%). A rolagem da carroceria ainda ficou 10% menor, o que ajudou a manter a altura elevada.
O sistema de freio também foi redimensionado para não perder seu legítimo DNA Abarth.
Até mesmo a sonoridade do motor está mais esportiva, devido ao novo sistema de exaustão.
O SUV possui três modos de direção disponíveis:
Normal com foco em esportividade e conforto;
Manual trazendo versatilidade e personalidade;
Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais fun-to-drive. Aliás, com seu mapa especial do acelerador é possível atingir uma mesma velocidade em 60% do tempo quando comparado com o modo Normal.
O modo Poison pode ser acionado por meio de um botão exclusivo no volante.
Ele surpreende com a carga da direção, que permite uma condução mais firme, com progressão mais acentuada em velocidades maiores.
Também há uma vetorização dinâmica de torque, sistema que distribui o torque nas rodas durante curvas, deixando o veículo mais provocante e insinuante nas manobras.
Ainda conta com uma calibração super esportiva do câmbio, com trocas mais rápidas e redução automática das marchas em frenagem, para auxiliar com freio motor e antecipar o engate da marcha mais apropriada para retomar a aceleração.
Os controles de tração e estabilidade se tornam menos intrusivos, oferecendo uma direção ainda mais esportiva.
O comparativo com o Pulse “tradicional”
Em relação ao desempenho, o Pulse Abarth tem velocidade máxima de 215 km/h (etanol) / 214 km/h (gasolina).
Já a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 7,6 s (etanol) / 8,0 s (gasolina).
Para método de comparação, o Pulse tradicional, o que leva o logo da Fiat, é dotado em suas versões mais equipadas e caras com o motor T200, trata-se do 1.0 turbo que rende 130 cv de potência e 20,4 kgfm de torque.
Ou seja, a configuração esportiva entrega 55 cv de potência a mais e 70 kgfm de torque extra.
Ainda no comparativo, o Pulse convencional tem velocidade máxima de 189 km km/h. Ou seja, 26 km/h a menos que o modelo que leva o nome da Abarth.
Sobre o consumo, no ciclo urbano ele faz 10,0 km/l (gasolina) / 6,8 km/l (etanol). Já na estrada os dados são de 12,3 km/l (gasolina) / 8,8 km/l (etanol).
3 – Segurança e Tecnologia mostram que ele é um SUV completo em sua categoria
No quesito tecnologia ele traz diversos itens de série, como a central multimídia de 10,1 polegadas com o Connect////Me.
Além disso, o Pulse Abarth vem equipado com ADAS (sistemas avançados de assistência à direção) com as seguintes funcionalidades:
comutação automática de faróis
alerta de mudança de faixa
frenagem automática de emergência
Também possui freio de estacionamento eletrônico automático com Auto Hold, em que mantém o freio acionado após retirar o pé do pedal, trazendo mais conforto ao dirigir.
O modelo conta ainda com airbags frontais e laterais de tórax e cabeça para motorista e passageiros de série.
O Pulse Abarth também traz paddle shifters, que ficam logo atrás do volante.
O SUV ainda vem com:
wireless charger (carregador por indução)
cluster full digital 7″ específico Abarth
ar-condicionado automático digital
faróis e lanternas full led
faróis com acendimento automático
sensor de chuva com acionamento automático dos limpadores de parabrisa
Keyless Entry’n Go
Para completar, quando o cliente liga o veículo, há o welcome movement Abarth no cluster e na tela da central multimídia.
4 – Preço atrativo para o mercado
Quanto custa um Pulse Abarth?
O Pulse Abarth 2024 custa a partir de R$ 149.990.
Outro ponto que merece destaque é o preço. Isso porque o Pulse Abarth tem um custo de R$ 149.990.
Esse preço é o mesmo valor pago por SUVs mais tradicionais, até com a mesma motorização, mas sem a pegada esportiva, como é o caso do Jeep Renegade Série S, por exemplo.
No comparativo com as versões tradicionais do Pulse, ele custa R$ 18 mil a mais que a versão mais cara, a Impetus, que tem um custo de R$ 131.990.
Condução divertida e sim, esportiva!
No decorrer dos dias de teste com o carro todos os atributos mencionados foram colocados à prova.
O SUV realmente entrega a esportividade e condução dinâmica que promete.
Se a sua intenção é ter um modelo mais divertido para o dia a dia e que não fuja do valor padrão de um SUV compacto, o Pulse Abarth é sim uma boa escolha!
Fonte: Garagem 360
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