CADILLAC APRESENTA QUINTA GERAÇÃO DO ESCALADE; SUV MAIOR ESTREIA EM NOVA YORK
Foto: divulgação
Depois de Chevrolet Tahoe/Suburban (leia aqui) e GMC Yukon/Yukon XL (leia aqui), foi a vez da Cadillac apresentar seu renovado Escalade. Mais luxuoso que os irmãos, o modelo chega também com duas variações de carroceria. O visual, claro, é alinhado às últimas criações da empresa, embora não tenha rompido totalmente com o antecessor. Sua estreia pública acontece em Los Angeles, durante a semana de premiação do Oscar, enquanto o modelo alongado ESV aparece em abril, no Salão de Nova York. As vendas se iniciam no terceiro trimestre.
Foto: divulgação
Visualmente, a principal mudança do Escalade está na dianteira. Os faróis abandonam a disposição vertical, usada desde 2007 na terceira linhagem, em favor de conjuntos ópticos horizontais, lembrando o irmão menor XT6 (leia aqui). A enorme grade segue presente, com grelha revista, mantendo o estilo “bruto” do SUV. As laterais “caixote” também foram mantidas, com a devida revisão nos contornos de portas e janelas, assim como as lanternas inteiriças na porção posterior. Estas ganham uma “quebra” na linha de cintura, sendo influenciadas pelo corte dos vidros.
Foto: divulgação
A maior revolução, no entanto, está no interior, a começar pelo abandono da alavanca na coluna de direção em favor de uma em posição “menos americana”, no console. Dotado de linhas modernas e acabamento refinado, o painel ganhou nada menos que três telas em OLED, material empregado pela primeira vez em um carro, segundo a Caddy. À esquerda do motorista fica uma de 7,2 polegadas com informações de condução, enquanto o quadro de instrumentos possui 14,2″. Já a central multimídia tem um visor de 16,9″. Ao todo, são mais de 38 polegadas de superfície virtual com, segundo a marca, o dobro de densidade de pixels de uma televisão 4K.
Foto: divulgação
A quantidade de itens tecnológicos não se resume ao trio de telas do painel. O Escalade pode ser equipado com navegador com realidade aumentada e indicador personalizado de direção (a orientação falada “vire à esquerda”, por exemplo, é emitida apenas nos alto-falantes esquerdos), a câmera de monitoramento interno dos bancos traseiros e o sistema de visão noturna com detector de pedestres.
Foto: divulgação
Os passageiros de trás podem ter ainda duas telas de 12,6 polegadas, com portas HDMI e USB, e que possuem “sugestão” de destino para o GPS, para serviços de chofer. De série, há captadores de imagens externas para visão em 360 graus e aparelho de som AKG com 19 alto-falantes e um subwoofer, enquanto o monitoramento de trailer, que inclui outras nove câmeras, é oferecido em opção, bem como o sistema de áudio com 36 caixas e três amplificadores.
Foto: divulgação
Construído sobre a nova plataforma T1, o Cadillac repete as medidas dos irmãos em termos de entre-eixos, com a versão curta possuindo 3,071 metros (+12,4 centímetros) e a alongada contando com 3,406 m (+10,6 cm). O menor tem ainda 5,359 m de comprimento, 2,057 m de largura e 1,946 m de altura, enquanto o ESV possui respectivos 5,763 m, 2,060 m e 1,941 m. O porta-malas entre 722 (sete lugares ocupados) e 3.089 litros (cinco assentos) no primeiro e até 5.585 litros no maior.
Foto: divulgação
O Escalade terá dois motores em oferta, ambos já vistos em Tahoe/Suburban e Yukon/Yukon XL. A gasolina, a única opção é o 6.2 V8 de 426 cv e 63,5 kgfm. Maior novidade da gama, a opção a diesel é o 3.0 de seis cilindros, capaz de gerar 281 cv e os mesmos 63,5 kgfm. O câmbio é o mesmo para ambos: automático, com dez marchas.
Foto: divulgação
Outros destaques mecânicos do SUV são a suspensão traseira independente com controle magnético de amortecimento, tendo como opção o sistema pneumático. Este não apenas nivela o veículo de acordo com a carga, como também pode baixar ou subir a distância para o solo para facilitar o acesso, reduzir o arrasto aerodinâmico ou superar obstáculos. Para quem circula frequentemente por terrenos mais acidentados, há a opção do diferencial com deslizamento limitado.
Foto: divulgação
Fonte: All The Cars