ENTRE 40% E 60% DOS CARROS DE LUXO SÃO FINANCIADOS
Veículos de alto padrão, assim como os de entrada, também são parcelados pelos compradores - entre 40% e 60% do bem, ficam a cargo das financiadoras.
A imagem de que dono de carro premium compra à vista é distorcida nos dias atuais. Boa parte deles costumam financiar seus veículos de valor maior à R$150 mil, e o valor parcelado fica entre 40% e 60% do bem.
No caso da marca alemã, Audi, as vendas financiadas chegaram a 42% em 2017. E para cativar esse público, as empresas vão além do simples financiamento.
Na Jaguar Land Rover, cerca de 50% da clientela costuma parcelar, atraída não só pelo tradicional CDC (Crédito Direto ao Consumidor), mas também pelo leasing (arrendamento com opção de compra) e Plano Access (compra programada que oferece parcelas mais acessíveis e garantia de recompra com um preço definido na assinatura do contrato).
No Access, o cliente paga como entrada ao menos 20% do automóvel com parcelas customizadas em até 24 meses, seguido por um pagamento final máximo de 50% do custo total.
Isso permite que o comprador troque o veículo em dois anos por outro Jaguar ou Land Rover. Ou seja, o financiamento serve como forma de fidelizar o cliente à marca.
FLEXIBILIDADE DE LUXO
Outra marca que tenta facilitar a adesão é a BMW (e sua subsidiária Mini), com planos como o Sign & Go.
O Sign & Go prevê entrada flexível de 0% a 49% menores em comparação a um financiamento convencional. E, ao fim do contrato, há a opção da troca do caro atual por outro zero-km no mesmo plano, contando com a garantia de recompra do concessionário.
Mercedes-Benz, não satisfeita em fechar o ano como líder do segmento premium, lançou em Janeiro de 2017, uma campanha para manter as vendas em alta: Juros mensais de 0,59% com prazos de 12, 18 e 24 meses.
“Temos a vantagem de ter uma gama ampla de automóveis em oferta no país”, diz o diretor comercial do Banco Mercedes, Diego Marin, que cita o CDC Flexibility*
CDC Flexibility: Prevê garantia de recompra ao final.