O Mustang mais potente de todos os tempos chega ao Brasil
Símbolo de esportividade desde seu lançamento no início dos anos 1960, o Ford Mustang é objeto de desejo nas ruas e nas telas de cinema, onde já foi até carro de espião internacional. O Auto Esporte desse domingo mostrou a história do lendário modelo e as novidades para a nova versão do possante que chega ao Brasil.
O visual do novo Mustang GT Premium, versão que desembarcou no país, une a modernidade nas suas linhas mais fluídas, que garantem mais aerodinâmica, com elementos clássicos. O cavalinho na grade dianteira segue intocável e é uma das grandes marcas do veículo. Quem conhece as várias versões do carro vai perceber detalhes como as lanternas traseiras divididas em três partes, como no primeiro modelo, só que agora em LED, e as entradas de ar no capô que remetem ao fim dos anos 60.
A versão GT Premium conta com motor 5.0 V8 de 466cv, sendo o mais potente dos Mustangs até hoje produzidos. Sua velocidade máxima é de 250 km/h limitado eletronicamente e ele vai de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos. Entre as novidades no motor está a injeção, que é direta e indireta, de acordo com o que o carro precisa em cada situação de rodagem. A transmissão é automática de 10 velocidades, com trocas no volante que permite engates rápidos de menos de 0.5 segundos.
Uma característica dos motores V8 é o tradicional ronco. No Mustang GT Premium ele é ajustável através do escapamento duplo com quatro ponteiras. O volume tem quatro níveis, Normal, Esportivo, Pista e Silencioso, e através de ressonadores e abafadores o sistema pode tanto abafar quanto reforçar as notas do som. Para quem vai usar o carro nas pistas, ele está equipado com o sistema Line Lock, que permite o motorista fazer o burnout, ou seja, permite aquecer os pneus traseiros.
Modos de rodagem ajustáveis
Uma das vantagens do Mustang 2018 é que ele se ajusta para as necessidades do motorista, seja para uma condução confortável no dia a dia quanto para quem vai usá-lo na pista, onde procura alta performance. Para isso, ele conta com seis modos de condução: normal, neve/molhado, esportivo, esportivo +, pista e drag, além do My Mode.
A cada seleção o carro ajusta automaticamente pontos como a velocidade de troca de marchas, resposta do acelerador, atuação dos freios ABS, controle de estabilidade, controle de tração, suspensão adaptativa, ruído do escapamento e ajuste de direção. Por exemplo, se o Mustang for usado na cidade para ir de casa para o trabalho, pode-se ativar o modo normal, onde as marchas serão trocadas automaticamente de forma suave. Já nos modos esportivo ou pista, as trocas são mais agressivas e aproveitam melhor faixa de torque do motor.
O novo Mustang também conta com elementos como o MagneRide® (Suspensão Eletrônica Adaptativa). Com ele, para cada modo de condução, os amortecedores ajustam de forma instantânea o comportamento da suspensão. Isso é feito a partir do uso de um fluido viscoso eletromagnético e sensores. A vantagem é que a resposta é 1.000 vezes por segundo mais rápida às mudanças da estrada, o que aumenta o conforto em retas e deixa o desempenho em curvas mais firme.
Cockpit esportivo
Por dentro, o Mustang mantém tradição e esportividade, além de adicionar tecnologia. No cockpit, elementos como o painel bipartido e a direção de três pontas não foram mexidos e a eles foram incorporados diversos controles inspirados nos de aviões. Entre as novidades do interior do carro está a tela digital configurável de 12” de LED . Nela é possível selecionar telas de acordo com os modos de condução, 27 opções de cores e fazer a seleção das informações e indicadores mais importantes.
O motorista conta também com uma série de tecnologias semiautônomas no carro. É o caso do Piloto Automático Adaptativo, sistema que detecta veículos mais lentos e reduz automaticamente a velocidade. Há ainda 8 airbags, o alerta de colisão com assistente de frenagem e detecção de pedestres, sistema de permanência em faixa com detecção de fadiga e assistente de frenagem de emergência.