Ford Mustang 2018 tem controle eletrônico só para fritar pneus
Ao motorista, basta pressionar um botão e acelerar: a fumaceira fica a cargo da eletrônica (e da quantidade de borracha disponível)
Controles eletrônicos são bastante eficientes como sistemas de segurança, mas também podem ajudar a garantir um pouco de diversão. É o caso do sistema Line Lock do Ford Mustang, basicamente um assistente eletrônico para fritar os pneus (burnouts).
O que o Line Lock faz é aplicar o freio apenas nas rodas dianteiras. Basta pisar fundo no acelerador para subir fumaça branca dos pneus traseiros. É muito mais fácil do que ter que ficar modulando o pedal do freio até soltar as rodas traseiras.
Este sistema também ajuda a preservar o carro. Além de evitar danos aos freios e a transmissão, ele limita o borrachão em 15 segundos, tempo suficiente para se divertir e para o cheiro de borracha entrar nas têmporas. E ainda sobra um pouco do pneu para voltar para casa.
Para ativar o Line Lock, basta selecionar a função nos menus do quadro de instrumentos, que agora é completamente digital. Até então esta função estava restrita ao Mustang GT, com motor V8 5.0. Mas o Mustang reestilizado passou a ter o sistema em todas as versões, inclusive na equipada com motor 2.3 Ecoboost de quatro cilindros.
Basta selecionar a função Line Lock para o carro ficar prontinho para queimar pneus (Divulgação/Ford)
A Ford justifica a criação do sistema para disputa de corridas de arrancada e enfatiza também que o Line Lock deverá apenas ser usado em pistas de competição e que correr com o carro irá invalidar a garantia da montadora.
É o melhor a fazer: no Brasil, o praticante de borrachão em vias públicas está sujeito a uma multa gravíssima, sete pontos na carteira, suspensão do direito de dirigir e apreensões da Carteira de Habilitação e do veículo.
Fonte: Portal Quatro Rodas