SUVs já representam 70% das vendas da Porsche
O relatório anual que a Porsche divulgou a respeito de 2016 mostra que os dois SUVs da marca – o Cayenne e o Macan – respondem por 70% de suas vendas mundiais. O dado é bem ilustrativo da segmentação de mercado cada vez mais focada nos utilitários esportivos – mesmo em uma marca com 100% de sua tradição baseada em esportivos.
Em 2016, a Porsche vendeu 237.778 automóveis no planeta – Macan e Cayenne somaram 166.509 unidades, enquanto todos os outros modelos (as linhas 911, Boxster, Cayman, Panamera e 918 Spyder) juntos reuniram 71.269 exemplares.
Na tabela abaixo, o destaque é o Macan: lançado em 2013, ele assumiu o posto de Porsche mais vendido em 2015, no lugar do Cayenne, que teve uma pequena queda no mesmo período. Essa redução, porém, plenamente compensada pelo sucesso do irmão menor.
Na metade de baixo do gráfico estão o supercarro 918 Spyder (feito em números bem reduzidos) e o sedã-cupê Panamera, que já sentia o passar dos anos – ele acaba de receber uma nova geração, com direito à tentadora versão Sport Turismo, que deve incrementar o interesse pelo modelo.
Vale lembrar que os dados são de vendas por unidades, não por faturamento. O faturamento dividido por modelo não foi divulgado pela Porsche, mas é possível imaginar um gráfico um pouco diferente, menos desequilibrado – um Cayenne ou Macan custa, em média, metade do valor de um 911.
Fonte: http://quatrorodas.abril.com.br Conheça mais sobre a Giba Escapes! www.giba.com.br